Clareamento Dental – Associação de técnicas para obtenção de efetividade e naturalidade

O sorriso é considerado um acessório fundamental que compõe a aparência e a apresentação do indivíduo na sociedade. A globalização tem tornado as baixa rotação peça de mão pessoas cada vez mais expostas tornando o padrão estético mais exigente e desejado. O bem-estar da estética facial concentra-se em fatores como a cor, forma e posição dental, ou seja, dentes brancos e alinhados (BARATIERI, 1996; FRANCCI et al, 2010).

Os tratamentos estéticos tem ocupado lugar de destaque na odontologia contemporânea. Visando alternativas minimamente invasivas na recuperação estética, o clareamento dental é a opção de tratamento mais conservadora para a resolução de manchamentos intrínsecos, quando comparados a restauração de resina composta, facetas ou coroas (CARDOSO et al, 2010; SAMPAIO et al 2010; RODRIGUES JR et al, 2002). Diante disso, fabricantes de produtos odontológicos estão em constante desenvolvimento de melhorias e novas abordagens para o clareamento dental, consagrando técnicas conservadoras e eficientes a fim de atender as exigentes expectativas dos clientes (JOINER, 2006). O tratamento clareador não envolve somente a melhoria da estética, engloba também aspectos como autoestima, confiança e posicionamento social.

A cor amarelada dos dentes permanentes é instituída pela dentina. Com o passar do tempo, há disposição de camadas reparadoras o que torna a dentina mais espessa, e os desgastes dentais, por sua vez, torna o esmalte mais fino, ressaltando assim o escurecimento fisiológico dental (BARATIERI et al, 2001).

As técnicas para o clareamento são simples, preservam a estrutura dental, além de promoverem excelentes resultados quando bem indicadas (MAIA et al, 2005). Porém o maior desconforto desse tipo de tratamento consiste na possibilidade de uma hipersensibilidade dentinária, independente da técnica utilizada. A escolha da técnica clareadora depende do tipo de alteração cromática, da preferência profissional e do perfil do paciente (MAIA et al, 2005; ZEKONIS et al, 2003). Na composição deste perfil do paciente são avaliados a etiologia do escurecimento, e aspectos que poderiam trazer um quadro de sensibilidade, como lesões de erosão, abrasão ou abfração, trincas em esmalte, lesões incipientes de cárie e regiões de desgastes incisal ou oclusal.

Apesar das vantagens conhecidas da técnica de clareamento supervisionado, introduzida por Heymann & Haywood, em 1989, hoje tem se estabelecido, por muitas vezes, a preferência do profissional pela técnica associada (supervisionada e de consultório), devido a ansiedade por parte dos pacientes em obter efeitos mais imediatos e a pretensão de um tratamento mais estável e com maior longevidade dos resultados obtidos. A agilidade do processo clareador devido ao tratamento de consultório se traduz em motivação para o paciente em utilizar com maior regularidade a técnica supervisionada, devido ao efeito notório de resultados mais rápidos (HAYWOOD, 1992; CARNEIRO JR. et al 2010; RODRIGUES JR et al, 2002). Essa associação combina rapidez e eficácia na obtenção de resultados satisfatórios para o clareamento dental, pois reduz o tempo de tratamento e diminui irritação gengival e a sensibilidade dental (DELIPERI et al, 2004). alta rotação peça de mão Vários trabalhos laboratoriais, in vitro e in situ, foram realizados para avaliar os efeitos deste procedimento sobre a estrutura dental, comprovando que a técnica supervisionada e a de consultório, não prejudicam os tecidos e as estruturas dentais (MC CRACKEN, HAYWOOD, 1996; ARAÚJO JUNIOR, 2002; MAIA, 2002; JOINER; THAKKER; COOPER, 2004; MONDELLI et al, 2012).

Fatores como a concentração do gel, capacidade em atingir as cadeias moleculares longas e quebrá-las, quantidade e duração das aplicações influenciam diretamente o grau de clareamento (JOINER, 2006).

O presente artigo relata um caso clínico de clareamento dentário através da técnica associada (supervisionado e de consultório), ressaltando o resultado do tratamento, assim como a presença ou ausência de desconfortos, como o de sensibilidade dentinária.