Uma versão de preparos minimamente invasivos baseados no eixo de inserção das facetas

Atualmente as cerâmicas dentárias livres de metal são usadas amplamente para resolução de problemas estéticos, restauradores e funcionais. Suas inúmeras aplicações clínicas nos fornecem um leque de opções restauradoras para a solução de diversos problemas. Coroas, facetas, lentes de contato e fragmentos devem fazer parte de nosso arsenal restaurador. equipamentos odontológicos comprar Logicamente sua indicação deve ser precisa a fim de aliar um tratamento conservador, com uma boa resolução estética e funcional.

A evolução dos procedimentos adesivos e dos respectivos materiais nos permite solucionar casos com preparos dentais mínimos e algumas vezes sem nenhum preparo dental. Uma seleção precisa da técnica restauradora e de materiais adequados aliados à experiência nos auxilia na resolução dos casos clínicos, proporcionando segurança ao profissional e ao paciente.

O bom resultado estético, a longevidade e a funcionalidade atualmente capacitam os sistemas cerâmicos livre de metal como a melhor escolha para a resolução de tratamentos estéticos.

Caso clínico

Paciente do sexo masculino, 31 anos, veio em busca de tratamento estético em região anterior. No exame clínico verificou-se a presença de diastemas extensos na bateria anterior; elementos 13, 12, 21, 22 e 23 totalmente íntegros; pequena restauração de resina composta classe IV na distal do 11; desgastes possivelmente provenientes de bruxismo nos elementos dentais 11, 12, 22; oclusão equilibrada em região posterior; aspecto periodontal saudável. No histórico do paciente não foi relatado sintoma algum ou desconforto em função relacionado à oclusão ou ATM.

Em um passado recente provavelmente uma opção de tratamento aceitável seria a confecção de coroas metalocerâmicas. Logicamente, para tal finalidade, um preparo de coroa seria realizado, porém, hoje essa opção seria facilmente descartada devido ao grande desgaste que tal procedimento necessita e a todas etapas complementares do tratamento, que do ponto de vista de alguns profissionais, são ultrapassadas para esse tipo de caso.

Coroas metalfree poderia ser o tratamento de escolha, mas ainda estaríamos submetendo o paciente a um tratamento menos conservador.

Atualmente poderíamos sugerir um tratamento com facetas de cerâmica, onde é realizado um desgaste mais conservador, com confecção de pequeno ombro em região cervical, desgaste incisal para criar um espaço de aproximadamente 2mm e algum desgaste vestibular, seguindo o planejamento adquirido com o enceramento diagnóstico. Obviamente essa seria uma boa resolução do tratamento, mas do ponto de vista de alguns profissionais, esse preparo pode ser considerado não muito conservador.

Se o problema é o desgaste, então podemos utilizar a técnica das facetas cerâmicas sem preparo dental, também conhecidas como “lentes de contato”. Absolutas no aspecto conservador, trariam limitações no quesito estética e nas etapas laboratoriais.

Muito bem, o que pode parecer um simples caso de fechamento de diastemas, em uma rápida reflexão, nos fornece diversas técnicas de tratamento e algumas possíveis preocupações: “Será que fecharemos o diastema totalmente? Será que teremos um adequado perfil de emergência nas proximais? Será que teremos presença de Black spaces? Será que teremos presença de papila ao final do tratamento?” Em busca do tratamento ideal gostaríamos de atingir a melhor estética e o menor desgaste, enfim, o melhor tratamento.

Em busca desse objetivo, optamos em realizar um tratamento de facetas de cerâmica, com preparo, do nosso ponto de vista bastante conservador, sem confecção de ombro cervical e com desgaste mínimo na incisal, na vestibular e nas proximais, somente para criar o eixo de inserção correto para as facetas e principalmente proporcionar uma boa condição de trabalho ao técnico de laboratório para construção de um conjunto harmonioso e natural.

Para um correto planejamento e um preciso enceramento diagnóstico e suas subseqüentes etapas,fotopolimerizador comprar  é de extrema importância uma excelente moldagem inicial com silicone de adição (Virtual/ Ivoclar Vivadent).

O enceramento diagnóstico foi confeccionado pelo técnico em prótese dental Marcos Celestrino e a partir do enceramento se obteve um guia através de uma moldagem para a confecção do mock up.