CROSP denuncia jovens pela prática ilegal da odontologia

Aparelhos, borrachinhas, entre outros produtos podem ser encontrados com facilidade na internet. Basta dar uma busca por “borrachinhas” no facebook que mais de 20 páginas e grupos são encontrados. micro motor marathon Jovens de diversas cidades brasileiras exercendo esse “serviço” ilegalmente, o que traz muitos riscos à saúde e deve ser feito, exclusivamente, por profissionais devidamente habilitados.

Mas ontem (23/01) a odontologia brasileira comemorou uma importante conquista. O Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp) fez duas denúncias: à revista Veja por dar visibilidade aos “serviços” ilegais de jovens através de suas publicações, e à prática e venda de produtos ilegalmente feita por esses jovens que estão tomando conta da internet.

Confira a nota do Crosp publicada em seu site:

“Uma notícia veiculada recentemente pela revista VEJA levou o CROSP a entrar com denúncia de prática ilegal da Odontologia na Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania. Ocorre que em uma legenda da publicação consta uma imagem de três jovens com a seguinte descrição: “OS TRENDMAKERS Vinicius Andrade, 17 anos, Fernando César, 17, e Deivid Santana, 18, não cantam, não dançam, nem sequer terminaram a escola, mas, juntos, são seguidos por mais de 165 000 pessoas no Facebook; só usam roupas de marca, algumas recebidas de lojas locais em troca de divulgação na internet. O sorriso colorido é obra de Vinícius, que fez curso de auxiliar de dentistas e, por 40 reais, troca os elásticos dos aparelhos de amigos e vizinhos.”

A VEJA também foi oficiada pelo Conselho, que registrou profunda preocupação em relação à aludida informação de que um jovem de 17 anos tem exercido a Odontologia, realizando procedimentos exclusivos da atuação de cirurgião dentista, como é o caso da troca de elásticos de aparelhos ortodônticos.

Assim como acontece em todo tratamento odontológico, somente o cirurgião-dentista pode determinar a necessidade de um tratamento ortodôntico, aplicando técnicas reconhecidas cientificamente e indicadas ao caso, elaborando planejamento terapêutico adequado, onde será dimensionada a força a ser utilizada nas movimentações dentárias, o tipo de material com espessuras e dimensões de fios e elásticos, características que variam em cada produto e que interferem, consideravelmente, no resultado do tratamento, com reflexos, positivos ou negativos, nas estruturas ósseas, teciduais e dentárias do paciente.

O tratamento ortodôntico realizado de forma incorreta pode possibilitar, inevitavelmente, a ocorrência de problemas periodontais, retração gengival, perda óssea e radicular, mobilidade e perda de elementos dentários, lesão pulpar, prejuízos funcionais e estéticos e outros danos de natureza irreparáveis, que gerarão ao paciente a necessidade de uma série de procedimentos reparadores futuros.

Por essa razão, o CROSP ainda oficiou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, requerendo a adoção de providências imprescindíveis no sentido de determinar a proibição da venda e publicidade dos elásticos e fios ortodônticos, além dos instrumentais odontológicos, à população em geral; a restrição da venda e uso de mencionados materiais aos cirurgiões dentistas e clínicas odontológicas e a publicação de Nota de Esclarecimento à população divulgando os riscos e prejuízos da utilização de fios e elásticos ortodônticos sem acompanhamento profissional.”

Esperamos que os Conselhos de Odontologia das demais cidades brasileiras também tomem atitude. Por uma valorização da odontologia!
E vocês, o que acham dessa iniciativa?comprar esterilizador autoclave  Já tiveram que tratar algum paciente que ficou prejudicado depois desses “tratamentos caseiros”? Queremos ouvir a sua opinião!