Fotopolimerizadores e clareadores: como escolher os do seu consultório?

Selecionar os equipamentos que vão compor o seu consultório odontológico é uma tarefa difícil. Afinal, o que diferencia todos os fotopolimerizadores e clareadores presentes no mercado, por exemplo?

Este artigo vai explicar os itens que você deve prestar atenção na hora de escolher esse tipo de equipamento para o seu trabalho. Vamos lá?

Opte pelo equipamento odontologia mais confortável
Quem trabalha em um consultório odontológico sabe que o conforto proporcionado por seus equipamentos é peça vital para trabalhar de maneira ergonômica sem que você sofra segurando o equipamento. Afinal, ficar vários minutos num procedimento com equipamentos pesados, cheios de fios na mão, não é mole.

Portanto, ao comprar os seus fotopolimerizadores e clareadores, pense no conforto. Veja, por exemplo, esses três fotopolimerizadores: o Optilight Prime, Optilight Color e Optilight Max. Todos eles são aparelhos sem fio, com design confortável e leves para segurar. Ou seja: totalmente adequados para procedimentos que durem minutos contínuos.

Quanto mais opções de aplicação, mais versátil e interessante é o equipamento

Outro ponto muito interessante na hora de escolher os fotopolimerizadores e clareadores para o seu consultório é pensar na versatilidade deles. Em alguns casos é mais vantajoso ter três equipamentos especializados, cada um com uma função só (mas totalmente bem desenvolvida), que um equipamento só que faça as mesmas três funções só que apenas “no básico”.

Porém, principalmente no começo da carreira e quando há pouco espaço no consultório, é interessante dar preferência a equipamentos que sejam versáteis e ofereçam diversas opções de aplicação.

Veja o exemplo do fotopolimerizador led Optilight Prime, que tem quatro modos de aplicação: o contínuo máximo (com máxima luminosidade do início ao fim da aplicação), o rampa (com aumento gradual da intensidade da luminosidade do aparelho), o contínuo mínimo (com mínima luminosidade do início ao fim da aplicação) e o pulsado (com acionamento pulsante de ciclos de 1×1 segundos).

Resistência, manutenção e conservação são conceitos importantes nos fotopolimerizadores e clareadores

Um equipamento tem alguns pontos importantes a serem avaliados na hora de adquiri-lo – isso no ramo da odontologia ou em qualquer outro. Esses pontos são os seguintes:

Função;
Preço;
Consumo energético;
Resistência e manutenção.
Os três primeiros pontos são autoexplicativos, mas o último ainda envolve algumas dúvidas. Na hora de adquirir o seu equipamento ideal, veja o quão resistente ele é.

Claro que um aparelho para o seu consultório odontológico não precisa resistir a um caminhão de duas toneladas passando por cima dele, mas sim aguentar o uso constante ou pequenas quedas, por exemplo. Além disso, é essencial que ele tenha uma manutenção preventiva fácil, assistência técnica disponível e também funções de conservação, como ser autolavável.

Funcionabilidades extras importam também

Por fim, algo bem interessante a se avaliar durante a compra de um fotopolimerizador ou um clareador são as funcionabilidades extras que esses aparelhos apresentam, ou seja, os pequenos “brindes” que facilitam o trabalho de qualquer dentista.

Veja o fotopolimerizador Optilight Max, por exemplo, capaz de se autodesligar após 3 minutos sem utilização, para poupar a bateria, assim como a presença de um BIP sonoro a cada 5 segundos de aplicação e também de um termômetro acoplado ao seu display capaz de permitir que o dentista possa controlar a temperatura da sua aplicação.

Agora que você já sabe como escolher dentre os fotopolimerizadores e clareadores disponíveis no mercado, qual deles é o seu favorito? Conte para a gente nos comentários abaixo.

O tipo de luz emitido pelo aparelho fotopolimerizador

O seu fotopolimerizador apresenta diferentes modos pré-programados de fotoativação?