Limpar prótese dentária: Quais os benefícios?

Muitas vezes, o paciente não percebe a doença devido à ausência de sintomas claros e, quando o diagnóstico é tardiamente realizado, a situação pode se tornar irreversível provocando o fracasso do implante dentário. Portanto, sangramentos e mudança de cor da gengiva, dor e movimentação do implante, devem ser observados com muito cuidado e entendidos como um sinal de alerta. Essas características indicam problemas mais graves e merecem um acompanhamento bem específico do profissional.

Os implantes dentários oferecem uma fixação permanente e apresentam a capacidade de substituir quase na perfeição os dentes naturais. No entanto, para que seja possível usufruir de todos esses benefícios, é vital nunca negligenciar a importância da higienização correta dos implantes dentários.

Quando bem tratados, os implantes dentários poderão durar um longo tempo, havendo já casos de implantes que duraram mais de 40 anos. Ainda que possível, isto só acontecerá através de boas práticas de higiene.

Estudos clínicos apontam que mais dos 40% de pacientes portadores de implantes dentários vão desenvolver inflamações ao redor de seus implantes. Se nada for feito, os efeitos nocivos como infecções junto ao osso que sustenta os implantes irão se acumular – e a perda deste implante dentário será, muitas vezes, inevitável.

Muitos pacientes possuem próteses que são sustentadas por dois, cinco ou mais implantes unidos entre si, as chamadas pontes fixas e protocolos. A perda de um único implante significa então que, na maioria dos casos, todo o trabalho protético deverá ser repetido.