Se os roedores não tiverem na sua dieta o aporte suficiente de fibra desenvolvem doença dentária

No vasto universo das patologias orais da população, uma grande percentagem está relacionada com a alimentação. Nos animais não é diferente: a alimentação é crucial para manter uma boa saúde oral.

A Dra. Carolina Lopes, veterinária, explica- nos de que modo a ingestão de fibra (feno) está diretamente relacionada com a saúde oral dos roedores

O JornalDentistry — Com que tipo de problemas orais se depara aquando do tratamento de animais roedores?

Dra. Carolina Lopes — Em relação a coelhos (lagomorfos), porquinhos da Índia e chinchilas (roedores), os problemas mais comuns e ainda pouco conhecidos são o sobrecrescimento dos dentes molares e incisivos, assim como a má oclusão da mandíbula com a maxila (articulação temporomandibular), que leva ao mau desgaste dos molares. Estes animais têm crescimento contínuo de todos os dentes (molares e incisivos) durante a vida. Se os roedores não tiverem na sua dieta o aporte suficiente de fibra (feno) desenvolvem doença dentária.

O JornalDentistry — Como é realizado o tratamento dentário neste tipo de animais?

Dra. Carolina Lopes — Na maioria dos casos, recorre-se ao desbaste dos molares e corte dos incisivos. A frequência destes depende muito da conformação do crânio (se tem ou não problemas congénitos ou adquiridos de má oclusão da ATM) e da ingestão de feno.

O JornalDentistry — Quais os principais desafios de tratar dentes de animais roedores?

Dra. Carolina Lopes — O facto de muitas vezes o animal realizar há muito tempo uma dieta sem feno, que leva a que a sua introdução seja difícil no futuro. Também o facto de muitos destes animais não apresentarem condições de saúde necessárias para serem anestesiados (algo necessário à correção dentária deles), devido a estarem com anorexia e perda de peso pela dor e desconforto causados pelo sobrecrescimento dentário.

O JornalDentistry — Qual a melhor forma de prevenir patologias orais nos roedores?

Dra. Carolina Lopes — Através de uma alimentação rica em feno. Este é o principal ingre- diente da sua dieta, não só para manter os dentes saudáveis e do tamanho adequado, mas também importante para um bom funcio- namento do sistema gastrointestinal.

Artigo publicado na edição digitale impressa do “O JornalDentistry” de dezembro 2017 — Clique para ler a edição digital  de dezembro do Jornal