A influência dos produtos odontológicos divertidos, para crianças com medo de dentista

O medo de dentista pode atrapalhar a qualidade de vida de adultos e crianças, instrumentos rotatorios odontologicos e sem o tratamento bucal adequado esses pacientes não contam com medidas preventivas, e desta forma são mais propensas a terem doenças bucais.

Primeiramente devemos considerar o fato de a criança estar em um ambiente novo, a sua insegurança também irá se manifestar, geralmente da única maneira conhecida: através do choro, dos gritos e, até de chutes. Essas manifestações, no entanto, são válidas e devem ser respeitadas, porque exteriorizam o que o pequeno está sentindo.

Um ambiente que hoje é desconhecido, como o consultório do dentista, pode se tornar amigável desde que haja persistência e dedicação do profissional e dos pais.

A criança só irá superar o trauma de dentista quando se sentir segura. Tanto em relação ao ambiente, quanto ao dentista. Uma forma de minimizar o modo em que as crianças veem os instrumentais do profissional é tornando-os mais divertidos e lúdicos. Assim a criança deixara de associar os instrumentos odontológicos com as possíveis experiências ruins que tiveram anteriormente.

Foi pensando nas dificuldades enfrentadas no dia a dia do dentista, e nos desafios como os de fazer com que os pequenos pacientes se apaixonem pelas consultas, percam o medo de ir ao dentista e até mesmo de educá-los sobre os benefícios da boa saúde bucal que a Angelus desenvolveu a linha Angie, específica para Odontopediatras.

Comparei alguns produtos odontológicos tradicionais com os produtos da linha Angie:

Seringa carpule, a “injeção” mais temida pelas crianças pode ter uma carinha mais amigável depois da luva para carpule em forma de jacaré. Alem de prática, a luva é esterilizável e veem em duas cores: verde e rosa.

Uma ideia bacana é dar o dentinho da criança de presente em um lindo Album Dental depois da exodontia. Desta forma a mãe pode guardar todos os dentinhos de leite do pequeno em um só lugar, pois cada dente tem seu lugar correto.

O pote dappen pode deixar de ser simples e virar um incrível Anel Dappen, mais colorido e divertido. Possui tampa, evitando evaporação de materiais voláteis, ajustável e autoclavável. Disponíveis nas cores: verde e roxo.

A profilaxia pode virar um momento muito divertido com o Contra-ângulo em forma de girafinha. Possui uma taça de borracha na ponta, não aquecem durante o uso e são descartáveis. Devem ser acopladas na peça reta.

Mascaras Cirúrgicas, lindas e coloridas para alegrar as consultas. São descartáveis e possuem três camadas para maior proteção do profissional.

Sugadores alem de coloridos, possuem animais em suas extremidades. São rígidos e descartáveis.

Quando a criança esta cansada ou ate mesmo quando não consegue ficar com a boca aberta, podemos abrir mão do Descanso de Boca. São autoclaváveis, reguláveis e veem em dois tamanhos: universal e pequeno, o que facilita muito para os profissionais que atendem crianças de diversas idades, alem disso possuem orifícios para amarrar o fio dental, deixando o procedimento mais seguro.

A Angie também pensou nos Ortodontistas que atendem crianças e adolescentes, fotopolimerizador odontologico e fez caixinhas divertidas para aparelhos móveis e caixinhas para elásticos intermaxilares ortodônticos, um incentivo a mais para usarem os aparelhos e elásticos.