Tártaro pode levar à periodontite e perda dos dentes

O tártaro é o principal vilão causador da gengivite. Quando não tratado nessa etapa, pode se instalar cada vez mais fundo na gengiva e atacar as estruturas que sustentam os dentes. Neste cenário, há perda de estrutura óssea, amolecimento dos dentes e pode levar à perda dos dentes.

Como evitar a formação do tártaro
A higiene bucal é a grande arma contra o tártaro. Para potencializar a prevenção, uma alimentação equilibrada, a base de frutas, legumes e muita água também contribuem para um sorriso mais saudável.

Veja alguns passos para evitar a formação do tártaro nos dentes:

Escovação: sempre após as refeições e com cuidado especial à noite;
Passar fio dental diariamente;
Enxaguante bucal, preferencialmente sem álcool, pode auxiliar a prevenir a boca de microorganismos;
Alimentação: evite uma dieta rica em açúcares e carboidratos;
Faça visitas regulares ao dentista. Mesmo com uma higiene e dieta impecáveis, é possível que formem-se zonas de tártaro em algum momento. Um profissional pode diagnosticar isso e fazer a remoção adequada por meio de uma limpeza.
Como o tártaro é removido dos dentes
Depois que já estiver instalado nos dentes, o tártaro só pode ser removido pelo dentista, por meio de uma raspagem de tártaro. Apenas com a limpeza profunda ele será completamente retirado dos dentes, que costumam ficar sensíveis após o procedimento e, algumas vezes, necessita de mais de uma sessão para que o paciente sinta-se confortável.

Em alguns casos, também pode ser necessária a raspagem subgengival, para remover o tártaro que se fixou abaixo da gengiva e que pode levar à periodontite.

Leia também:

Passo a passo: qual a melhor forma de escovar os dentes?
O que pode causar dor de dente?