Saúde pela boca

Os tempos vão mudando e a odontologia acompanha essa mudança de perto.
Sendo hoje referência em todo o mundo, a odontologia brasileira cada vez mais muda suas preocupações:contra angulo  antes a doença cárie era nossa maior apreensão, não que tenha deixado de ser, mas o índice de cárie e de perda dental caiu e as exigências hoje são outras. O acesso ao tratamento bucal melhorou, o número de dentistas e as especialidades dentro da odontologia aumentaram. Ainda fazemos “dentaduras”, mas preferimos trabalhar a prevenção à restaurar um dente que seja.
A informação sobre saúde bucal, que só chegava por meio da TV, dentistas, programas de prevenção em escolas públicas, hoje chega pela internet. O desejo de ter os dentes saudáveis e brancos como os artistas da TV dominou o mundo e a população brasileira se preocupa muito mais com a saúde bucal, estética e também com o bom hálito, se comparado há 10 anos.
A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) já atua há 16 anos. Temos profissionais em quase todos os Estados brasileiros, dentistas capacitados no tratamento e diagnóstico do mau hálito – uma preocupação que afeta 40 % da população mundial.
A halitose, conhecida também como mau hálito, é um assunto que ninguém gosta de falar ou tem vergonha ou constrangimento quando abordado sobre esse tema.
Será que existe alguém que não conheça alguém que tem mau hálito?
Todos nós conhecemos alguém! O problema está em falar e como falar.
Precisamos ser mais sinceros e avisar o ente querido. Ou se isso não for possível, a ajuda pode vir da própria associação.
No site da ABHA temos o SOS Mau Hálito, que pode alertar e indicar um profissional de qualquer região.
A halitose não é uma doença, ela apenas indica que algo não vai bem, podendo ser um sinal ou sintoma de algum transtorno bucal, sistêmico ou bucal-sistêmico, com ou sem envolvimentos patológicos.
Infelizmente é um problema que segrega, que afeta todos os campos da vida da pessoa, sendo físico, mental e ou social.

Podemos comemorar o dia 20 de março, Dia Mundial da Saúde Oral, pois estamos compreendendo que para termos saúde é necessário qualidade de vida, bons hábitos,peça reta odontologia  check-up médico e odontológico, pois a boca não é e nunca foi isolada do corpo!