Como saber se implantes dentários estão com problemas?

Mesmo com as orientações passadas pelo dentista, é comum que pessoas que façam uma cirurgia do tipo pela primeira vez fiquem com dúvidas em relação aos sintomas de problemas nos implantes dentários. As observações mais comuns são:

Rejeição de implantes dentários: acontece?

Dor intensa: não é normal sentir muita dor após a cirurgia.
Não é normal que haja mobilidade no implante. Se isso acontece, pode ser sinal de algum problema.
Formigamento ou dormência nos lábios, na bochecha, na língua, na gengiva e no queixo pode ser sinal de que o implante está muito perto do nervo.
Presença de pus ou outras secreções na área implantada: quando está tudo bem com o procedimento, isso não acontece.
Então, se você fez ou vai fazer uma cirurgia para colocar implantes dentários, fique atento a esses sinais e, no caso de observar algum, não hesite em procurar o dentista. A perda do material implantado pode ocorrer em poucas semanas ou, até mesmo, meses após o procedimento.

Há sintomas normais do pós-cirúrgico que podem ser confundidos com sinais de complicações?
A cirurgia para colocar implantes dentários é bem invasiva e traz consigo alguns desconfortos, que são muito comuns durante o pós-operatório. Esses incômodos podem, facilmente, ser confundidos com sintomas de problemas após o procedimento.

Tais sintomas, geralmente, são:
Mobilidade da prótese: as pessoas costumam confundir os provisórios (dentes artificiais) com o implante e ficam preocupadas caso eles se movam. Mas esse é só um problema de falta de ajuste correto e pode ser facilmente resolvido.
A área implantada pode ficar bastante sensível após a operação, mas não se trata de um motivo para se preocupar, pois é absolutamente normal. Se isso acontecer, lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia.
É normal que o local do implante fique inchado nos primeiros dias após o procedimento. Esse inchaço é proporcional ao porte da intervenção.