Infecção endodôntica como fator de risco

A teoria da infecção endodôntica focal perdurou por muito tempo, impedindo o progresso científico da Endodontia. Acreditava-se que microrganismos ou toxinas oriundos de infecções orais agiam como foco de infecções, podendo disseminar-se sistemicamente. Essa teoria caiu em descrédito devido à falta de evidências científicas que lhe dessem suporte. Com o desenvolvimento das técnicas de cultivo e isolamento, novas pesquisas foram realizadas.

“endodontia”的图片搜索结果

Atualmente, volta-se a questionar a relação entre infecções orais e manifestações sistêmicas, principalmente em relação à endocardite infecciosa. Inúmeros estudos confirmam a presença de bactérias provenientes de canais radiculares infectados, na circulação sanguínea, pela ocorrência da bacteriemia, podendo ser determinante para complicações sistêmicas. O objetivo deste trabalho é revisar criticamente a literatura relacionada às infecções endodônticas como fator de risco à condução de possível manifestação sistêmica. A literatura sugere que a bacteriemia pode estar associada à endotoxinas bacterianas de canais infectados, apresentando riscos para complicações sistêmicas, e que tais riscos podem ser minimizados quando medidas terapêuticas adequadas são aplicadas, como manipulação cuidadosa de canais infectados e antibioticoterapia profilática para pacientes de alto risco.

A importância do controle de infecções locais nas áreas de saúde, no que se refere a manifestações sistêmicas, desencadeou inúmeros estudos com o objetivo de melhor esclarecer os mecanismos de patogenicidade e apontar alternativas mais eficazes no controle dos microrganismos. Na Odontologia, esses estudos estão bem evidentes na medicina periodontal, principalmente os relacionados à doença periodontal como agente etiopatogênico de manifestações sistêmicas, muito embora, apesar da Endodontia estar intrinsecamente relacionada à Periodontia, estudos que elucidem com embasamento científico, a forma como a infecção endodôntica pode se manifestar sistemicamente, ainda são muito tímidos.

Propomo-nos, neste trabalho, a revisar a literatura científica pertinente, dando enfoque ao tratamento endodôntico de dentes portadores de necrose pulpar associado à periodontite apical (lesão apical) como fator de risco a manifestações sistêmicas: os riscos que podem ser minimizados com a adoção de medidas terapêuticas adequadas.